domingo, 29 de abril de 2007



As cinzas do ator James Doohan, que alcançou fama mundial com o personagem Scotty, da cultuada série de TV "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"), foram levadas ao espaço neste sábado, a partir de uma plataforma de lançamento dos arredores da pequena localidade de Hatch (Novo México, sul dos EUA).Doohan morreu aos 85 anos em 2005, depois de uma longa batalha contra o Mal de Alzheimer e uma pneumonia.
O ator, que ficou conhecido como o engenheiro-chefe a quem seus companheiros de tripulação da nave Enterprise sempre se dirigiam com a famosa frase "Teletransporte-me, Scotty", expressou seu desejo de ver suas cinzas espalhadas no espaço.
Seus herdeiros respeitaram sua última vontade e o desejo foi realizado pela empresa Space Services Inc. (SSI), que transportou uma parte simbólica das cinzas de Dooham para o espaço. A mulher do ator, Wende, vários amigos e inúmeros trekkers (fãs da série) estiveram presentes na cerimônia de lançamento das cinzas.
Nascido em Vancouver, Canadá, em uma família de imigrantes irlandeses, Doohan participou do Desembarque da Normandia, durante o qual ficou ferido. Casou-se três vezes, teve sete filhos e atuou em 80 filmes ao longo de seus 50 anos de carreira. Foi escolhido para viver o personagem Scotty por sua capacidade de imitar diversos sotaques.


Fonte-Folha

Nenhum comentário: