terça-feira, 30 de junho de 2009

Serginho Caffé foi o primeiro a tocar "Thriller" no rádio de São Paulo







Um dos momentos mais marcantes da minha carreira no rádio, foi em 1982, quando eu trabalhava na Rádio Bandeirantes FM de São Paulo, que na época apostava em uma programação Black Music, mais especificamente o "Break".
Me lembro do nosso Superintendente Cayon Jorge Gadia, entrar no estúdio da rádio, eu estava no ar, e ele esbaforido e eufórico me deu o famoso ábum "Thriller" de Michael Jackson, em vinil, e disse para interromper a programação e colocar no ar a faixa de mesmo nome, pois era um lançamento EXCLUSIVO da nossa rádio.
Os minutos contavam.










Foto: Serginho Caffé na Bandeirantes FM em 1982
Peguei o disco, ainda embalado no plástico, rasguei o plástico esfregando o álbum na calça, como fazíamos normalmente, e tirei o disco do celofane.
Coloquei o álbum na "pick-up" Harris, ainda com braço de madeira, e o peso de ferro sobre o disco.
A agulha posicionada no inicio da faixa e no ar, a locução em que eu anunciava com absoluta EXCLUSIVIDADE para o rádio de São Paulo e do Brasil, o novo disco de Michael Jackson... "A Bandeirantes FM, mostra pra você, com exclusividade e em primeira mão, o novo álbum de Michael Jackson, e a música Thriller, com a participação de Vincent Price e produzida por Quincy Jones"...
Cayon recomendou que eu "vinhetasse", a música inteira, várias vezes, para impedir que outras rádios, que na época faziam rádio escuta, fizessem uma cópia de nosso lançamento exclusivo.
O telefone, imediatamente após a execução não parou mais de tocar!!!
Os ouvintes queriam ouvir de novo a música...ela imediatamente foi para o topo de nosso chart das 6 da tarde, o "Ligue e se ligue" e assim, nossa historia de amor com Michael Jackson começou....
Claro que as outras rádios começaram a tocar a música, Jovem Pan e Cidade corriam atrás do prejuizo mas, tínhamos sempre um "ÁS" escondido nas mangas, pois lançamos outras versões de "Thriller" no ar, como a versão 12 polegadas, a versão de nossos DJ´s e finalmente colocamos no ar, com a ajuda da TV Bandeirantes, o som do vídeo clipe da música "Thriller" com simulação de estéreo, com todos os seus minutos, cerca de 14 a 18 minutos de duração, somente a Bandeirantes usou esta versão no rádio.
Esgotamos todas as possíbilidades de Thriller e as outras rádios "sempre comeram poeira atrás de nós".

A Rádio Bandeirantes FM, foi agraciada com um dos mais importantes prêmios internacionais da época, recebemos o Disco de Ouro da CBS RECORDS INTERNATIONAL, como uma das 3 emissoras mais atualizadas do mundo, junto com a KAJ de Los Angeles e WABC de NY.
Sendo a única do Brasil, com o Disco de Ouro.


Se você quiser saber tudo a respeito da morte de Michael Jackson e as notícias sobre ele atualizadas todos os dias, visite o site: www.caffe.com.br
Por Serginho Caffé
caffefm@gmail.com

Nenhum comentário: