sexta-feira, 20 de junho de 2008

Sistema de som de carro pretere "toca-CD" em nome de MP3

Na linha 2009, o carro Fox e a família Gol podem ter rádio com entrada USB
Escutar música é um hábito comum ao dirigir. E a forma como isso acontece já mudou bastante: houve o tempo dos cassetes, que praticamente desapareceram com a chegada dos CDs, que perdem força com o MP3. A transformação já é sentida no mercado, com rádios sem toca-CDs, mas entrada para outras mídias digitais.

A Volkswagen oferece à sua linha de veículos 2009, lançada em abril, um equipamento de áudio nesses moldes, enquanto a Chevrolet promete lançar o sistema no próximo ano.
"O CD está em desuso, principalmente entre os consumidores mais jovens, que têm acesso às mídias digitais portáteis", afirma Marcelo Ciasca, gerente de marketing de acessórios da GM do Brasil.

Segundo Alexandre Zanutin, proprietário da Eletric Sound, empresa de personalização sonora, o leitor de CDs, no futuro, deve sumir até mesmo dos aparelhos mais sofisticados.

"A capacidade de armazenar músicas em um pen drive ou num cartão de memória é geralmente muito superior a de um CD. Isso será determinante na concepção das próximas gerações de sistemas de som para automóveis", estima.

Para Antônio Gasparro, proprietário da loja Agai Som, "além de reproduzir músicas de arquivos pessoais, o atrativo da maioria desses aparelhos sem CD é o menor custo". O rádio Single Din --disponível como opcional para o Fox, o Gol, a Parati e a Saveiro-- tem preço de R$ 390, ante R$ 825 do modelo com o leitor de CD.

Mas, antes de chegar a linhas de montagem, os rádios sem toca-CDs têm feito sucesso no mercado independente. Em novembro, a marca AR70 lançou o AR701, rádio com entrada frontal para conexão de aparelhos periféricos, como telefone celular e tocador de MP3.
"A idéia era montar um equipamento de áudio simples para atender exclusivamente às locadoras de veículos. Quando lojistas ficaram sabendo, muitos quiseram revender o produto", lembra Alexandre Faustino, diretor de marketing da AR70.

O bom resultado, segundo a empresa, incentivou o lançamento de uma versão melhorada, o AR703, que incorpora entradas USB e SD/MMC, exclusiva para cartão de memória.

A Motobras é outra fabricante que apostou na fórmula. Em maio, começou a distribuir o AMR-USD21, que pode ser conectado a um iPod ou a outro sistema auxiliar de áudio. "Por ter um visual discreto, não chama tanto a atenção de ladrões", acredita o gerente de vendas Alberto Mitsusawa.

O iDA-X001, da Alpine, também dispensa o CD. Com "cara" de iPod, é capaz de se conectar a outros aparelhos com a tecnologia Bluetooth (conexão sem fio entre eles) e de reproduzir fotos e vídeos.


FELIPE NÓBREGA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

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