sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Anvisa vai interditar lotes de leite de três marcas (confira os lotes)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por medida cautelar, a interdição de lotes de leite tipo longa vida comercializado pelas empresas Parlamat, Calu e Centenário. Nesta quinta-feira, laudos da Polícia Federal (PF) apontaram que foram constatadas irregularidades no processamento do leite por cooperativas de Minas Gerais.
Conforme a Anvisa, serão interditados os lotes LCZL062:3 e LCZL01 12:42 da Parmalat; 4G, 4K e 4W da Calu; lote 1 (data de fabricação: 25/07/2007) e lote 2 (28/07/2007) da Centenário. A agência orienta que a população não consuma leite das marcas e lotes indicados até a conclusão das investigações sobre a qualidade do produto.

Substâncias como soda cáustica e água oxigenada foram encontradas em amostras do leite apreendido segunda-feira pela Polícia Federal durante a Operação Ouro Branco.

Técnicos da Anvisa, da Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais e do município de Uberaba (MG) encaminharam nesta quinta-feira para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) - laboratório de saúde pública do Estado - amostras de leite com suspeita de adulteração no processo produtivo.

A partir da análise conclusiva das amostras será possível assegurar quais substâncias foram adicionadas de forma irregular ao leite.

Em nota, a empresa Parmalat e a Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia (Calu) informaram na segunda-feira que não compraram leite adulterado das cooperativas envolvidas na denúncia.

Elas garantiram que os produtos comercializados têm qualidade comprovada. A Calu negou qualquer relação comercial com os suspeitos. A Parmalat disse que compra apenas "leite cru destas cooperativas".

Redação Terra

Nenhum comentário: