terça-feira, 4 de setembro de 2007

ALERTA: Vírus usa blogs como meio de propagação



São Paulo, 4 de setembro de 2007 - As páginas pessoais hospetadas pelo Blogger, a 12ª página mais acessada no Brasil, estão sendo atacado por uma nova variante de vírus. O Win32/Nuwar simula uma nova postagem em páginas pessoais do Blogger e envia emails com hiperlink falso a pessoas cadastradas para receber atualizações.

O e-mail de atualização de blog leva o usuário a uma página com um vídeo similar àqueles encontrados no YouTube .Quando o usuário clica para ver o vídeo, é descarregado um botnet, sistema que cria redes de "computadores zumbis" automatizados e criados para enviar spams ou ataques remotos e automáticos a computadores infectados.

Assim que o internauta clica no vídeo para carregá-lo, o vírus se instala em sua máquina. Para que isso seja evitado, é aconselhável que o usuário mantenha em seu computador um anti-vírus sempre atualizado, mas que também tenha um mecanismo de "atitude pró-ativa", com o qual o próprio programa reconhece as variantes do arquivo que é baixado. Nas configurações do programa de anti-vírus o usuário pode reconhecer se seu modelo possui ou não o mecanismo.

As páginas pessoais, cada vez mais populares na rede, figuravam até então como uma fonte segura de navegação,já que o usuário raramente visita blogs sem que tenha antes uma indicação ou já conheça a página. A novidade sobre esse novo troiano é justamente que ele se vale dessa cumplicidade dos usuários para infectar as máquinas.
Filipe Pacheco - 04/09/2007 by wnews/uol

Nenhum comentário: