terça-feira, 22 de maio de 2007

Hans Donner - TimeDimension o novo relógio do tempo!



Hans Donner é um homem com uma missão: mudar a maneira como a humanidade enxerga o tempo. Seu instrumento é um relógio, cujo design criou há vinte anos e que virou sua obsessão pessoal: o Timedimension. Nesses vinte anos ele enfrentou fabricantes que diziam que o relógio seria impossível de ser fabricado, insistiu até transformá-lo em realidade, desencanou da idéia por considerar o produto final muito caro e elitista e a viu ressucitar transformada em software , grátis e disponível para todos.

O Timedimension virou um gadget do Windows Vista e, segundo seu criador, está pronto para ganhar o mundo e mostrar às pessoas uma nova maneira de ver o tempo. No lançamento do Windows Vista para o mercado corporativo, em São Paulo, diante de quase 2 mil pessoas, Donner declarou que aquele era “o momento mais importante da sua vida”.

“Muita gente não deve ter acreditado”, diz ele, “afinal, ali estava o homem que criou a identidade visual da mais poderosa empresa de comunicação do país e cujas vinhetas, logos e aberturas de programas são visualizados em mais de 50 milhões de lares brasileiros diariamente. Isso é muito mais do que qualquer designer poderia sonhar. Mas eu quero poder tocar as centenas de milhões de usuários de Windows em todo o mundo”.

“Com o Vista, a Microsoft acordou para a beleza”, diz o designer. É fácil ver semelhanças entre a interface do novo Windows com as idéias de Hans Donner: ambos utilizam transparências, volume, tridimensionalidade, brilhos e reflexos para transmitir a idéia de modernidade e tecnologia . Mas é difícil entender porque o designer mais popular do Brasil decidiu que um relógio que exige um certo esforço de dissociação cognitiva para ver a hora certa é a sua grande obra. Mas basta conversar um pouco com ele para entender sua fixação.

O Timedimension é a síntese das idéias de Hans Donner. Está tudo ali, em três círculos concêntricos: o degradê criando volume, o claro/escuro, a forma redonda, o espaço definindo o tempo. É a síntese também do que ele acredita ser a sua vida, impulsionada por encontros, coincidências e círculos que se fecham. O Timedimension é o seu Ankh, seu Ying/Yang, sua cruz de Malta. É a maneira como ele encontrou para retribuir a felicidade e o sucesso que o Brasil lhe proporcionou.
Falando em Brasil, outra fixação do designer é remodelar a bandeira nacional. “Um dos motivos do Brasil não deslanchar é que a bandeira está errada. A faixa de Ordem e Progresso aponta para baixo! Um giro de 30 graus resolveria o problema”. Hans também acha que o slogan original do positivismo – Amor, Ordem e Progresso -, deveria ser restaurado.
Para fazer o download do relógio de Hans Donner, visite seu site oficial:
http://www.timedimension.net

Nenhum comentário: